ptenes

A partir de 2023 os residentes da Escola Paulista de Medicina terão, como formação complementar, o curso de capacitação em Medicina Transfusional: uma visão atualizada.

Buscando inovação na prática transfusional, e seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, este curso visa, de forma ímpar na área de educação médica, promover uma mudança de comportamento através da aquisição de conhecimento científico sobre o uso de opções terapêuticas às transfusões de sangue, com foco num programa de gerenciamento de sangue do paciente (Patient Blood Management – PBM). Vale ressaltar que este programa vem sendo implantado de forma pioneira no Hospital São Paulo da EPM/UNIFESP. Esta nova prática está em consonância com as atuais evidências científicas de periódicos de alto impacto, uma vez que  o gerenciamento de sangue do paciente tem sido associado à redução de morbimortalidade, sendo a transfusão um fator independente para desfechos adversos.

O curso, obrigatório para os residentes médicos, é realizado de forma virtual e nos momentos mais convenientes para cada participante (orientações no mural do ambiente virtual), com 20 horas no total. As inscrições podem ser realizadas no link: https://ead.huhsp.org.br/enrol/index.php?id=99, na plataforma de ensino à distância do Hospital São Paulo da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP com os dados da intranet do usuário.

Responsáveis:

Prof. Dr. Fábio V. C. Sparapani (Disciplina de Neurocirurgia - Coordenador da COREME– EPM/UNIFESP)

Profa. Dra. Isabel Cristina Céspedes (Departamento de Morfologia e Genética – EPM/UNIFESP)

Prof. Dr. Carlos Eduardo Panfilio (Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS)